Tambomachay está situado a 8 kms, cerca de 15 minutos de Cusco, por uma rodovia asfaltada, ao pé de um morro as margens do Rio Tambomachay. Está a 3700 metros de altitude, com uma pequena área de 437 m2 e é conhecida como “El Tambo da Caverna” traduzindo era um balneário seletivo, situado em um caminho importante, obviamente para descanso e era o favorito dos incas, mas ao mesmo tempo foi um dos pilares do sistema defensivo do ale de Cuzco, pois tinha uma torre que controlava as pessoas que vinha do Antisuyo.
Formado por um conjunto de estruturas de pedras talhadas em forma de aqueduto, donde caia a água, proveniente dos mananciais e fontes termais das cercanias, formando várias cascatas. Por isso se acreditava que esta relacionada ao culto das águas
É um monumento notável por sua excelência arquitetônica, formada por quatro muros ou terraços escalonados contra o morro, construídos sobre uma base de pedras irregulares cortadas, sobrepostas, que formavam três andaimes paralelos, sendo que no último eleva-se um muro de 15 metros por 4 metros de altura, adornado com quatro ornamentos. As pedras têm um encaixe perfeito e apresentam quatro grandes nichos de forma trapezoides de metros.
Dizem que havia um jardim real, regado por um complexo sistema de canais, feitos especialmente para isso.
Tambomachay tinha um extraordinário sistema hidráulico, com aquedutos artisticamente talhados em rochas, que transportavam constantemente a água limpa e clara, durante todo o ano, que vinha dos poços em um nível acima, bem como de canais subterrâneos de inúmeras vertentes de água quente.
A fonte principal “El "Baño de la Ñusta" tem muita semelhança com a de Ollantaytambo. Hoje está em céu aberto, mas o cimento parece indicar que originalmente estava em um recinto fechado. Até hoje não foi descoberto a origem do manancial que abasteciam as fontes, de água tão limpas e abundantes, acredita-se que tenha sido do outro lado do rio. Devo acreditar na história.
Aduana Puca Pucara |
PERU DE CARRO - 17 DIAS - DEMAIS POST.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado