Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2018

QUENQO - VALE SAGRADO INCA - PERU

Pedra Cortada
Localizado a 6 km da Praça de Armas de Cusco, a 3.580 metros de altitude, 10 minutos por rodovia asfaltada ao nordeste da cidade, Quenqo, que em nome quéchua significa labirinto, foi construído para invocar a Kaypacha, lendária serpente que da origem à vida. Os incas utilizaram este lugar como uma ponte, para se comunicar com os deuses, como o Sol, a Terra, as montanhas, a Lua e as estrelas. O anfiteatro, os labirintos, os canais e a sala de sacrifícios, todos estes lugares, tem uma mística e um significado especial.

Com uma área de 3.500 metros quadrados, está dividido em dois setores o Grande, que se encontra ao pé do caminho que vai desde Sasayhuamán até Písac e o pequeno, que está a 350 metros ao oeste, sobre uma ladeira, hoje conhecido como morro Socorro.

Até hoje não se conhece o nome original deste complexo, os conquistadores espanhóis o chamaram de Q’inqu (Qenqo), baseados nas galerias subterrâneas em forma de labirinto e pelos pequenos canais talhados nas rochas em forma de ziguezague e foi classificado como um anfiteatro, devido suas construções semicirculares. Na verdade, se ignora a finalidade do complexo, que bem poderia ter sido utilizado como um altar, um tribunal ou uma tumba.
Qenqo Grande
Anfiteatro
Anfiteatro – Um recinto semicircular de 55 metros de comprimento, com 19 ornamentos estampados no decorrer do muro. Algumas publicações afirmam que se tratavam de assentos para assistir a adoração, mas investigações recentes afirmam, que se foram as bases de um grande muro.
Na área livre existem um grande bloco de pedra com 6 metros de altura, onde est a um pedestal retangular, que possivelmente se trata de uma enorme escultura zoomorfa.
A Pedra Cortada
A Pedra Cortada: em sua parte posterior tem uma pequena formação rochosa com uma escada esculpida na rocha viva, que conduz ao seu cume. Abaixo temos um pequeno canal em ziguezague, que se bifurca em ramais e se estende até a câmara subterrânea. No seu cume tem restos de pedras cortadas, indicando a possibilidade de ser um condor, cuja cabeça foi removida, assim como a cabeça do puma
Intihuatana
Intihuatana – Observatório Astronômico. – Sobre uma rocha polida saem pequenos cilindros e acredita-se que seja o lugar onde se ata o sol, para calcular sua posição. Supõe-se que serviu como um observatório astronômico, que se utilizou para medir o tempo e as mudanças de estações, terminar os solstícios e equinócios e ainda o acompanhamento do Sol, da lua, da terra e estrelas. Nada disso foi comprovado.


A Câmara Subterrânia

A Câmara Subterrânea: Segundo os historiadores é o lugar onde celebravam cerimônias secretas. Os pisos, paredes, mesas e nichos, foram talhados com muito cuidado na rocha.
Sala de Sacrifícios
A Sala de Sacrifícios: Os mistérios que guardam as cerimônias do culto andino é um dos atrativos da cultura Inca. A dúvida resulta em inspirações e conceitos, mas tratava-se de uma câmara subterrânea talhada por completo em uma gigantesca rocha, onde se acredita que foi utilizada para embalsamar, animais e também um lugar para realizar sacrifícios humanos.





Quenqo Pequeno
Qenqo Pequeno – O lugar está muito destruído e apresenta apenas restos de muros altos, plano circular e alguns talhados em Rocha.

HORÁRIOS: Domingo a Sábado – 7:00 as 18:00 - Preço incluso no Boleto Turístico Cusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado