Plaza de Armas |
Conhecida, metaforicamente, como o Umbigo do Mundo, por ser o centro político e territorial do Império Incaico, o departamento de Cuzco mostra uma impactante variedade geográfica, cujo relevo vai desde o brilho dos cumes da Cordilheira dos Andes até os platôs, planaltos e rios como o Urubamba, que corta todo o vale sagrado.
Foi declarada Capital História do Peru, por servir como centro político, religioso e administrativo da época e apresentar um mostra impressionante de alta engenharia incaica, que teve como principal ferramenta a pedra. A mesma distinção foi atribuída à Choquequirao, Sacsayhuamán, Qenko, Tambomachay, Ollantaytambo e sobre tudo Machu Picchu, a cidadela sagrada inca, localizada em plena selva tropical a 2.430 metros de altura.
Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi destruída a mando do governo espanhol, com apoio de igrejas cristãs, que combatiam o Tahuantinsuyo, religião inca.
A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola, com uma mistura de arquitetura inca, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. Os edifícios espanhóis foram construidos sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas. Um terremoto em 1950 destruiu uma construção de padres dominicanos, que fora erguida em cima do Templo do Sol, que resistiu ao terremoto.
Atribui-se ao governante Pachacuti ter feito de Cusco um centro espiritual e político. Pachacuti chegou ao poder em 1438, e ele e seu filho Túpac Yupanqui dedicaram cinco décadas à organização e conciliação dos diferentes grupos tribais sob seu domínio, entre eles os Lupaca e os Colla. Durante o período de Pachacuti e Túpac Yupanqui, o domínio de Cusco chegou até Quito, ao norte, e até o rio Maule, ao sul, integrando culturalmente os habitantes de 4500 quilômetros de cadeias montanhosas.
Também se crê que o projeto original da cidade seja obra de Pachacuti. O plano do Cusco antigo tem forma de um puma, com a praça central Haucaypata na posição que ocuparia o peito do animal. A cabeça do felino estaria localizada na colina onde está a fortaleza de Sacsayhuaman. Os incas organizaram sua divisão administrativa de maneira que os limites das quatro regiões do império coincidissem na praça principal de Cusco.
PALÁCIO ARCEBISPAL |
O Centro histórico de Cusco finalmente foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1983, após ter sido condecorada como a Capital Arqueológica da América em 1933 em La Plata Argentina e em 1978 em convenção de prefeitos de Grandes cidades mundiais, realizado em Milão, Itália, levou o título de Herança Cultural do Mundo. Tão logo a UNESCO o governo peruano a declarou Capital Turística do Peru e Patrimônio Cultural da Nação e finalmente em 1993 como Capital Histórica do País.
Obviamente que para conhecer todas estas maravilhas do vale sagrado tem que pagar e para isso existe o Ticket turístico de Cusco, que se pode comprar no total ou em partes, veja o site abaixo.
CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE CUSTO.
Já foi enumerado inúmeros sítios arqueológicos, mas vamos ao centro da cidade de Cusco.
O centro histórico da cidade traçada e desenhada pelos Incas, apresenta uma série de casarios coloniais edificados sobre a base dos antigos palácios reais dos Incas, uma lástima, mas é a fusão dos dois estilos arquitetônicos, que a torna única no mundo. É a oportunidade de apreciar o suprassumo da arquitetura e da arte, que se mostram através de suas centenárias, milenárias muralhas.
- Plaza de Armas ou Plaza Huacaypaa.
- La Catedral: Templo Católico de 1.560, situado em frente à praça de armas em arquitetura colonial de estilo gótico, renascentista maneirista e do barroco, construído sobre o Palácio Real do Inca Virachocha, pelo arquiteto espanhol Juan Veramendi e continuado por Juan Correa. Tem 10 capelas onde se venera o Senhor dos Terremotos, patrono de Cusco.
Ladeada por duas torres sólidas, suas grandes portas laterais são maneirista e, a central, discretamente barroco.
Feita com pedras vulcânicas da região dos andes e blocos de granito vermelho, trazidos da fortaleza de Sacsayhuamán, sua construção levou mais de 100 anos e em 1928 foi agraciada com o título de Basílica Menor da Igreja Católica.
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CORO |
Feita com pedras vulcânicas da região dos andes e blocos de granito vermelho, trazidos da fortaleza de Sacsayhuamán, sua construção levou mais de 100 anos e em 1928 foi agraciada com o título de Basílica Menor da Igreja Católica.
Sua planta retangular com três naves, a nave epístola, a do Evangelho e a nave central e três portas, uma para cada nave, tem quatorze pilares cruciformes, que agregam a distribuição de 24 abóbodas, sendo as maiores a do ingresso e a Abóboda do Cruzeiro, todas suportadas por uma estrutura básica formada com 21 arcos de pedras e 32 arcos de meio ponto.
Vale lembrar que não é permitido fotos em nenhuma igreja de Cusco. As que estão aí, mal tiradas, foram, de certa forma, escondidas.
El Templo de El Triunfo – Foi construído em 1538 em um lugar chamado “Santur Wasi” e serviu provisoriamente como catedral
Na fachada encontramos a imagem de Nossa Senhora da Assunção, em homenagem a vitória dos espanhóis sobre Manco Inca em 1536, de onde derivou a denominação “El Triunfo”.
Construída com pedra vulcânica dos andes, com uma planta em forma de cruz grega, com três naves e uma cúpula de pedra no centro, formada por quatro pilares cruciformes, que se levantam sobre os pedestais que sustentam 4 arcos, que suportam a estrutura da cúpula central.
El Templo de la Sagrada Familia – Este templo foi construído mais tarde, entre 1723 – 1733, pelo bispo Gabriel de Arregui. Devido ao seu mau estado de conservação ficou fechado por 30 anos e foi restaurando em 1996 com apoio da união europeia.
Também construída com pedras da região, com fachada ornamentada, tem uma nave em cruz latina, planta retangular, com pequenos ornamentos laterais. Os muros são de pedra polida e cobertos por cal. Conta ainda com um teto tem 5 abóbodas de ladrilhos retangulares, o presbitério, o altar maior em estilo barroco e duas sacristias laterais.
Iglesia de La Compañía de Jesús: Templo Jesuíta colonial, construído sobre o Palácio Real Amarucancha de Huaya Cápac em 1.571. É uma das mais belas da cidade, possui uma nave central e seis capelas laterais, capelas subterrâneas, com muitos labirintos e passagens secretas, onde foram enterradas personagens notáveis da conquista espanhola.
Iglesia de La Compañía de Jesús |
Iglesia de La Compañía de Jesús: Templo Jesuíta colonial, construído sobre o Palácio Real Amarucancha de Huaya Cápac em 1.571. É uma das mais belas da cidade, possui uma nave central e seis capelas laterais, capelas subterrâneas, com muitos labirintos e passagens secretas, onde foram enterradas personagens notáveis da conquista espanhola.
Como todos prédios da cidade a Igreja foi totalmente destruída pelo terremoto de 1650. Sua reconstrução levou 17 anos, foi inaugurada em 1668 com uma arquitetura mais requintada marcando, sendo considerada uma das melhores amostras da arquitetura barroca colonial da américa, destacando-se a sua fachada de pedra cortada, o magnífico altar revestido em ouro e uma capela subterrânea, nos melhores moldes espanhóis.
A entrada principal apresenta a Virgem Imaculada Concepção esculpida em mármore e a ala das capelas externas, que apoiam a igreja principal, seis altares com vários estilos e um púlpito totalmente dourado, ao lado do altar maior se encontram outros quatro altares de cedro, três deles de ouro e bastante ostensivo.
Vale a pena mencionar as pinturas que retratam a vida do fundador da Ordem, São Inácio de Loyola, pintado por Marcos Zapata e seu assistente Cipriano Gutierrez.
Horários: Segunda a Sábado: Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. Domingos. Das 09:00 às 10:30 e das 13:00 às 17:00. Preço 10 sol por pessoa.
Convento La Merced |
Visitas: Segundas a sábado de 8:00-12:00 e 14:00-17:00 hrs
Iglesia y Convento de Santa Catalina – Acllahuasi: Também denominado de Casa das Escolhidas, ou seja, eram mulheres acolhidas, que em troca de comida faziam serviços especiais para as monjas.
Iglesia Y Convento de Santa Catalina |
Sua arquitetura está relacionada com as últimas etapas do renascimento e se destaca pelos seus arcos em estilo romano.
Em seu interior se nota alguns rastros da construção original. Possui uma sala de exposição de pinturas, murais, trabalhos têxteis, esculturas e retábulos em madeira e mármore.
O atual convento foi reconstruído de 1.653 e a igreja em 1.669.
Iglesia Santo Domingo: Situada na Pracinha Santo Domingo. Junto a Coricancha.

Iglesia Santo Domingo: Situada na Pracinha Santo Domingo. Junto a Coricancha.
Templo y Convento de San Francisco |
Templo y Convento de San Francisco. A ordem foi fundada antes da conquista em 1534, por San Inácio de Loyola, mas só no final de 1549, encontrou um lugar definitivo, para a construção do Templo.
Este só teve início em 1645, mas logo foi destruído pelo terremoto de 1650 e em outubro de 1651 deu inicio a construção definitiva.
É composta de uma torre única e dois portais barrocos, sobre os lisos muros de pedra. A entrada principal conta um pórtico diferenciado, único na cidade. A sua direita se abre uma antiga capela de San Pedro Alcântara, hoje convertida em casa paroquial.
O interior e amplo e se divide em três naves em forma de cruzeiro, o corpo central e mais alto e o presbitério está coberto por sólidas abóbodas de ladrilhos. Os antigos altares barrocos, foram substituídos por neogóticos, sem detalhes artísticos. Restou algumas imagens antigas de qualidade, como um São Francisco de Assis e o Cristo do Marquês do Vale Sombroso. Já o púlpito é uma obra notável de esculturas do início do século 17.
O coro Franciscano, acredita-se que fora trabalhado por Sebastián Martínez em 1631 é o melhor conjunto do gênero do país. Os claustros são ricamente decorados com telas e imagens, entre elas uma de Juan Espinoza, que mede 9 x 12 metros e retrata a genealogia da família franciscana.
San Blas: O Bairro artístico e boêmio, com suas ruas estreitas e altas, uma praça pequena e bela e uma linda igreja colonial, a Igreja de San Blas de 1.562. Lugar de artistas, artesãos e oferece uma vista panorâmica da cidade, e onde se localizam diversos hotéis, restaurantes e centros de entretenimento.
Palacio Arzobispal: Formoso edifício colonial e sede do Museu de Arte Religiosa, construída sobre o palácio real do Inca Sinchi Roca, em uma das suas muralhas megalíticas, onde se encontra a famosa pedra dos 12 ângulos, um bloco de pedra cortado em 12 vértices.
BAIRRO SAN BLAS |
Plaza de San Blas |
Templo de San Blas |
Casa del Inca Garcilaso de la Veja: Sete do Museu Histórico Regional de Cusco dede 1.984.
- Casa del Almirante: Do S. XVII.
- Casa de los Cuatro Bustos
Monumento al Inca Pachacútec: Erguido em homenagem a um dos maiores estadistas e grande conquistador Inca e defensor ferrenho do Tahuantinsuyo.
- Paqchas: São fontes, sendo as mais importantes: Pumaqchupan; Pumacpampa e a do bairro San Blas. Monumento al Inca Pachacútec |
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CONVENTO SÃO FRANCISCO |
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