O povoado é mais conhecido como Águas Calientes e á última estação dos trens que partem desde Cuzco, Urubamba e Ollantaytambo. Com um pouco mais de 6000 habitantes, localizada no vale de Urubamba na parte mais baixa do Vale Sagrado dos Incas, a 2.300 m de altitude e a 112 km ao nordeste de Cuzco, recebe em torno de quase 2.000 turistas por dia. Com sua pequena mas movimentada zona comercial e urbano é passagem obrigatória para visitar a Cidadela Inca, a cidade sagrada de Machu Picchu.
Sua localização geográfica regional está entre uma parte da selva amazônica e a Cordilheira dos Andes, mais precisamente na montanha onde foi construída Machu Picchu e as montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu, que estão ao fundo do vale, de um lado está o Rio Vilcanota e do outro lado do rio Aguas Calientes.
Com uma rede de hotéis e pousadas, restaurantes de culinária variada para todos os tipos de bolsos, estação de Trem, mercados, artesanatos, banhos de águas termais e serviços públicos básicos, está apenas a 6 km de distância, cerca de 1:30 horas de caminhada ou a 20 minutos de ônibus. até a zona arqueológica, ou seja, do objetivo principal de nossa viagem, a cidade Sagrada de Machu Picchu.
Originalmente habitada por poucas famílias de agricultores desde 1901, se transformou em um assentamento e acampamento dos trabalhadores ferroviários, chamado Acampamento Maquinachayoq, até o final de 1920. Esta população foi o carro chefe para o alojamento dos trabalhadores e seus equipamentos até o término da ferrovia em 1931.
O crescimento da população de maneira não planejada urbanamente, devido sua geografia acidentada, não ofereceu possibilidades de construção de um aeroporto e nem rodovias para ligar até Cuzco. Não existe táxi e nem transportes públicos, na verdade é uma grande bagunça em um pequeno espaço que só se pode movimentar a pé.
Tem apenas a estação de trem uma estação de pequenos ônibus que transporta as pessoas, geralmente turistas, até a zona arqueológica da cidadela inca de Machu Picchu, situada no alto da montanha, a um preço nada módico de 24 dólares ida e volta, cujos serviços começam as 5:30 da manhã.
Perto no povoado está localizado o Museu do Sítio Manuel Cháves Ballón – Machu Picchu, próximo as ruínas da ponte, a 1,7 km e também os Banhos Termais Águas Calientes a 800 metros, ambos a uma pequena caminhada.
El clima es relativamente ameno durante todo o ano, com fortes luvas de novembro a março e seco e caloroso de abril a outubro, sendo a última a melhor época para visitar. A Temperatura mínima anual vai 8° a 12° C, mas nos meses de julho a agosto a temperatura pode cair abaixo de zero. A máxima anual varia de 20 a 27° C.
O Terreno é muito irregular, com muitos barrancos y arroios alimentados pelos glaciais e todos desembocam no Rio Urubamba, que cruza a zona formando um profundo vale, que se estende através da base de granito de Vilcabamba por mais de 40 km apresentando uma grande variedade de ecossistemas.
Apesar da pouca infraestrutura podemos encontrar Bancos e caixas eletrônicos ATM, a loja de tickets de para a zona arqueológica de Machu Picchu e outros serviços tais como Polícia, correios, farmácias e um pequeno centro médico, telefone público, lojas de artesanatos, bares e restaurantes.
PERU DE CARRO - 17 DIAS - DEMAIS POST.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado