VALE SAGRADO - OLLANTAYTAMBO
Situado a 2.792 m. de altitude, ao sul do Peru, 80 km ao nordeste de Cuzco, às margens do Rio Urubamba, mais precisamente no Vale Sagrado Inca, Ollantaytambo é um povoado peruano e o principal ponto de partida dos trens da Peru Rail e Inca Rail, que liga o povoado de Machu Picchu, também chamado de Águas Calientes, ponto primordial para alcançar o Parque do nosso sonhado objetivo, cidade Inca de Machu Picchu.
Durante o Império Inca denominado de “Incanato “Pachacuti conquistou a região e construiu um povoado e um centro cerimonial, que serviu como um Forte (centro militar e agrícola) para a proteção contra a invasão dos conquistadores espanhóis. Chamado de “Manco Inca Yupanqui”, o líder da resistência inca, foi o primeiro dos quatro rebeldes incas de Vilcabamba que escapou das Tropas de Quito.
Ele havia oferecido ajuda aos conquistadores espanhóis sob promessa de não ser preso, mas foi enganado. Graças a sua fuga dos exércitos de Atahualpa de Cuzco, os espanhóis nunca descobriram a cidade dourada de Machu Picchu, pois ele escondeu todas as trilhas que levavam a Sagrada Cidade, sendo que algumas não são utilizadas até hoje. Manco Inca enfrentou as tropas de Hernando Pizzaro em 1537, durante a resistência indígena que durou muitos anos.
Plaza de Armas de Ollantaytambo |
O significado da palavra Ollantaytambo, na forma nativa, é o Lugar para ver mais abaixo, e posteriormente o Sacerdote espanhol Antonio Valdez deu uma interpretação espanhola e chamou o lugar de “Cidade do Alojamento, alimentação e descanso dos viajantes”. É a única cidade do Incanato no Peru, que está povoada ainda hoje.
É conhecida mundialmente por “Las ruinas de Ollantaytambo” uma enorme fortaleza inca, com enormes plataformas de pedra em uma colina e diversos outras em seu redor. Os principais pontos de visitação das ruinas são:
- La Real Casa del Sol
A Casa real de Ollantaytambo |
A Casa real de Ollantaytambo conserva a mesma planificação urbana da época do Incanato e está formada por 17 enormes terrazas (plataformas) construídas sobre grandes pedras de granito rosa (Porfírio Vermelho) cortadas, com mais de quatro metros de altura, por dois de largura e dois de espessura.
As paredes do muro têm uma inclinação interna e a parede principal é composta de seis blocos enormes de pedras, mesclada com pedras pequenas, que fazem parte do Altar Principal.
La Plaza Mañay Raqay o “K’uychipunku”
De forma retangular com muros vazados, possíveis portas, está localizado às margens direita do riacho Patakancha, bem ao lado do ingresso das ruinas. É o nome da praça inca de Ollantaytambo até hoje.
El Templo del Sol |
Mesmo destruído quase por completo, suas peças imóveis formam um lindo monólito, que serviu para suportar as investidas dos inimigos e saqueadores dos tesouros inca. A parede ocidental do Templo do Sol formada por 6 enormes rochas com listras se acoplam com incrível exatidão, se tornando uma das peças mais formosas do recinto.
Templo del Sol |
La Portada Monumental y el Recinto de las 10 Hornacinas
La Portada Monumental y el Recinto de las 10 Hornacinas
Representa uma plataforma ao final do grupo superior na Real Casa do Sol. Durante a época da conquista o recinto veio abaixo e o muro exterior e o que sustentava a porta de ingresso estão incompletos. Mesmo sem as bases, suportando as intempéries até hoje, se pode notar como era seu interior.
El Baño de la Ñusta
É uma bela fonte com três saídas de água esculpidas no seu interior. Eram conhecidas como Fontes Litúrgicas e eram encontradas nas principais cidades do império durante o Incanato.
Los Andenes
Em Ollantaytambo encontramos grupos de plataformas paralelas inclinadas encaixadas nos muros, que serviam para o cultivo agrícola e podem ser avistadas à distância.
Fonte de Cerimônias |
Templo del Água |
HORÁRIO: 7:00 h as 17:00 h – Preço incluso no Boleto Turístico Cusco
FOTOS DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE OLLANTAYTAMBO
Zona Militar |
Graneros |
PERU DE CARRO - 17 DIAS - DEMAIS POST.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado