Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2018

OLLANTAYTAMBO - VALE SAGRADO INCA - PERU



VALE SAGRADO - OLLANTAYTAMBO
Situado a 2.792 m. de altitude, ao sul do Peru, 80 km ao nordeste de Cuzco, às margens do Rio Urubamba, mais precisamente no Vale Sagrado Inca, Ollantaytambo é um povoado peruano e o principal ponto de partida dos trens da Peru Rail e Inca Rail, que liga o povoado de Machu Picchu, também chamado de Águas Calientes, ponto primordial para alcançar o Parque do nosso sonhado objetivo, cidade Inca de Machu Picchu.



Durante o Império Inca denominado de “Incanato “Pachacuti conquistou a região e construiu um povoado e um centro cerimonial, que serviu como um Forte (centro militar e agrícola) para a proteção contra a invasão dos conquistadores espanhóis.  Chamado de “Manco Inca Yupanqui”, o líder da resistência inca, foi o primeiro dos quatro rebeldes incas de Vilcabamba que escapou das Tropas de Quito.



Ele havia oferecido ajuda aos conquistadores espanhóis sob promessa de não ser preso, mas foi enganado. Graças a sua fuga dos exércitos de Atahualpa de Cuzco, os espanhóis nunca descobriram a cidade dourada de Machu Picchu, pois ele escondeu todas as trilhas que levavam a Sagrada Cidade, sendo que algumas não são utilizadas até hoje. Manco Inca enfrentou as tropas de Hernando Pizzaro em 1537, durante a resistência indígena que durou muitos anos.

Plaza de Armas de Ollantaytambo
O significado da palavra Ollantaytambo, na forma nativa, é o Lugar para ver mais abaixo, e posteriormente o Sacerdote espanhol Antonio Valdez deu uma interpretação espanhola e chamou o lugar de “Cidade do Alojamento, alimentação e descanso dos viajantes”. É a única cidade do Incanato no Peru, que está povoada ainda hoje.
É conhecida mundialmente por “Las ruinas de Ollantaytambo” uma enorme fortaleza inca, com enormes plataformas de pedra em uma colina e diversos outras em seu redor. Os principais pontos de visitação das ruinas são:

- La Real Casa del Sol
A Casa real de Ollantaytambo
A Casa real de Ollantaytambo conserva a mesma planificação urbana da época do Incanato e está formada por 17 enormes terrazas (plataformas) construídas sobre grandes pedras de granito rosa (Porfírio Vermelho) cortadas, com mais de quatro metros de altura, por dois de largura e dois de espessura.
As paredes do muro têm uma inclinação interna e a parede principal é composta de seis blocos enormes de pedras, mesclada com pedras pequenas, que fazem parte do Altar Principal.




La Plaza Mañay Raqay o “K’uychipunku”

De forma retangular com muros vazados, possíveis portas, está localizado às margens direita do riacho Patakancha, bem ao lado do ingresso das ruinas. É o nome da praça inca de Ollantaytambo até hoje.
 El Templo del Sol
Mesmo destruído quase por completo, suas peças imóveis formam um lindo monólito, que serviu para suportar as investidas dos inimigos e saqueadores dos tesouros inca. A parede ocidental do Templo do Sol formada por 6 enormes rochas com listras se acoplam com incrível exatidão, se tornando uma das peças mais formosas do recinto.

Templo del Sol

La Portada Monumental y el Recinto de las 10 Hornacinas





La Portada Monumental y el Recinto de las 10 Hornacinas

Representa uma plataforma ao final do grupo superior na Real Casa do Sol. Durante a época da conquista o recinto veio abaixo e o muro exterior e o que sustentava a porta de ingresso estão incompletos. Mesmo sem as bases, suportando as intempéries até hoje, se pode notar como era seu interior.

El Baño de la Ñusta
É uma bela fonte com três saídas de água esculpidas no seu interior. Eram conhecidas como Fontes Litúrgicas e eram encontradas nas principais cidades do império durante o Incanato.

Los Andenes
Em Ollantaytambo encontramos grupos de plataformas paralelas inclinadas encaixadas nos muros, que serviam para o cultivo agrícola e podem ser avistadas à distância.
Fonte de Cerimônias
Templo del Água

HORÁRIO: 7:00 h as 17:00 h – Preço incluso no Boleto Turístico Cusco

FOTOS DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE OLLANTAYTAMBO


Zona Militar





Graneros










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado