Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2018

MARAS - SALINEIRAS - PERU


Saímos de Urubamba em direção as Salineiras de Maras, que estava a 17 km dentre os quais 6 km de estrada de terra, com muita poeira e alguns trechos em obras. Paramos em um mirador de onde se avistava praticamente toda a Salineira.
Antes de falar das salineiras vou contar um pouco de Maras.
Maras é um pequeno povoado situado a oeste de Cuzco no Peru e está a 3300 metros sobre o nível do mar, em um planalto entre as montanhas nevadas da Cordilheira. Seu principal produto que está a poucos metros é o sal.



O Povoado foi fundado nos tempos coloniais por Pedro Ortiz de Orué, que ocupou as terras quando muitas pessoas em Cuzco, abandonaram os palácios incas e tiveram que migrar para povoados menores, tais como Mara e Sebastían. No passado tinha o nome de Vila de São Francisco de Assis, hoje tudo é precário e carece de uma vida moderna. Em sua praça principal a Plaza de Armas, existe um monumento contendo imagens dos três principais atrativos turístico da comunidade. As ruinas de Moray, a igreja colonial de San Francisco e as salinas de Maras.

Povoado de Maras

Salineiras
As Salinas são formadas por mais ou menos Três mil poços pequenos com área aproximada de 6 metros quadrados cada e são explorados por famílias da comunidade de forma individual. Em tempo de seca estas se enchem de água salgada que provem de um manancial natural que se encontra acima dos poços. Quando a água evapora o sal se cristaliza e quando alcança uns 10 metros de altura se faz a retirada e é embolsado em sacos de tela, para serem enviados aos mercados da região. Hoje este sal está sendo iodado por normas estatais.

O sal é rico em cloreto de sódio e outros minerais tais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e cobre.  O Sal antes de ser iodado é enviado a muitos restaurantes de qualidade, que procuram um toque especial nas iguarias.


Pode-se passear livremente em quase toda a salina, mas as melhores vistas são de um mirador na entrada, mais precisamente na metade do caminho. Se tiveres tempo é recomendável passar por alguns dos caminhos que atravessam as salinas, obviamente sem incomodar os trabalhadores.


A pergunta é. Como isso foi formado? Existem muitas teorias a respeito, uma defende a tese de que há um oceano subterrâneo, que se manteve dentro da montanha, quando os mares retrocederam a milhões de anos, outros dizem que é um rio de água doce que atravessa uma mina de sal, o que me pareceu mais aceitável, já que existe um pequeno riacho de água salgada que nasce da montanha.
Sal Cristalizado
Para quem percorre o Vale Sagrado Incaico é uma boa pedida conhecer as Salinas de Maras.

HORÁRIO: 7:00 as 17:00 h. - Preço 10 soles por pessoa (não está incluso do Boleto Turístico de Cusco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado