ITENS INDISPENSÁVEIS PARA UM BOM ROTEIRO DE VIAGEM
- Moeda do País e possíveis variáveis.
A moeda oficial do Peru é o SOL. 1 Sol é = 1,14 reais no câmbio oficial, ou seja 100 Soles é igual a 114 reais. Comprar no Brasil o preço passa para 126 reais. Vale lembrar que o Dólar circula normalmente no país, exceto pagamentos de pedágios e locais não turísticos.
- Onde iniciar
Meu roteiro de carro começa no dia 12 de junho de 2018 no Aeroporto Internacional Jorge Chávez em Lima e vai até Pisco, Cusco e Machu Picchu por um caminho e retorna a Lima por Puno, Arequipa e Nazca, no dia 29 de Junho. Vou detalhar tudo durante a viagem e ao final vou publicar o roteiro completo.
- O que quero conhecer
Importante eleger todos os lugares onde queres passar com o carro tais como, cidades, rodovias, pontos turísticos no trajeto e em cada cidade. Quando falo todos os lugares é literal, ou seja, todos mesmo.
Após o roteiro estar perfeito, indicando todos os locais a serem visitados, com as devidas quilometragens a serem percorridas, condições do tempo e as rodovias estudadas, preços de combustíveis, pedágio, etc., vou em busca da passagem aérea, observando o tempo necessário para cumprir o Roteiro.
De posse da Passagem aérea, a primeira coisa que sempre faço é providenciar um carro, pois sou um viajante independente e gosto de viajar sem interferências de agentes de viagens, não porque tenho objeção a eles, mas simplesmente, porque gosto de fazer meu próprio roteiro e ter a liberdade de modifica-lo se achar conveniente e aprazível. Desta feita, elegi Machu Picchu, como objetivo principal da viagem e comecei por aí. Muitas leituras, muita pesquisa e comprei, antes mesmo do carro, os Ingressos para o Santuário, assim dizendo, do Parque Arqueológico de Machu Pichu e as passagens de Trem, pois sabia que ambos se esgotavam rapidamente, principalmente nos meses de pouca chuva (junho a setembro - melhor época para a vista) e nos horários, que pretendia.
Portanto, é bom comprar com antecedência, de no mínimo Três meses, pois o parque só aceita 400 pessoas por dia, 200 em cada turno. Optei por comprar o turno da manhã, mas poderia ser à tarde, depende do tempo que queres ficar em Machu Picchu Pueblo, também chamada de Águas Calientes, devido a uma fonte de água quente que existe no local, onde se pode banhar-se.
Ao longo do Roteiro vou explicar toda a viagem e os percalços eventuais que aconteceram, para facilitar a quem tem pouco tempo e quer algo pronto, sem receios de entrar em alguma roubada.
1 - INGRESSOS PARA MACHU PICCHU
Entrei no site oficial de vendas de ingressos do parque e fiz a compra com cartão de crédito e optei pelo pagamento via PayPal, pois tenho uma conta, o que facilita muito.
Tem vários tipos de ingressos, mas vou me fixar em apenas nos mais procurados, mas todos estão muito bem alocados no site acima. Existem algumas regras a cumprir para a aquisição do ingresso, mas isso será detalhado pelo e-mail da Companhia.
SÓ MACHU PICCHU
Turno da Manhã das 6:00 h – 12:00 h.
Turno da Tarde das 12:00 h – 17:30 h.
MACHU PICCHU + HUAYNA
Turno da Manhã das 6:00 h – 12:00 h.
A Huayna Picchu tem duas possibilidades:
Grupo 1 das 7:00 h – 8:00 h
Grupo 2 das 10:00 h – 11:00 h.
MACHU PICCHU + MONTANHA
Grupo 1 - 07:00 h - 08:00 h
Grupo 2 das 10:00 h – 11:00 h.
Tem ainda os ingressos para o Museu e isto fica à cargo da pessoa.
2 - INGRESSOS DE TREM PARA MACHU PICCHU
Os Trens partem para Águas Calientes – Machu Picchu Pueblo de três lugares:
1 - Poroy (Cusco) para Machu Picchu:
2 – Urubamba para Machu Picchu e
3 – Ollantaybambo para Machu Picchu, todos com só ida ou volta e ainda ida e volta.
Os preços são para todos os tipos de bolsos e existem duas companhias que fazem o transporte á livre escolha, dependendo do lugar da saída.
3 - RESERVA DO CARRO
Temos as Passagens aéreas e de trem, bem como os ingressos para Machu Picchu agora é hora de locar um carro. Como tenho problemas de coluna, diante dos anos todos que trabalhei sentado, procuro sempre um carro automático, piloto automático, etc., isto depende de cada um e de cada Bolso. Eu recomendo dois sites para reservar um carro e mais um para um seguro que cobre a Franquia, ou seja, seguro total, são eles?
Eu sempre fiz locações com o RENTALCARS, pois tem uma variável muito grande e os preços são mais em conta e oferece um seguro que cobre a franquia. O seguro oferecido direto no site da RENTALCARS é mais carro. É mais em conta fazer direto com a Rentalcover.com, que é o mesmo utilizado pelo site da locação.
IMPORTANTE: Habilitar seu Cartão de Crédito para compras Internacionais. Todos os valores são em dólares e as empresas são 100% confiáveis. Tive que diminuir o tempo da reserva em um dia, por motivos de um erro de interpretação no horário do voo de volta e fui reembolsado deste dia, além disso você poderá CANCELAR sua reserva em tempo hábil fixado no site, se por ventura, não se realizar a viagem.
3 – RESERVAS DE HOTEIS
A reserva de hotéis é fundamental e vou explicar o porquê.
Já fiz muitas viagens longas (90 dias) com reserva só dos primeiros dias e ao longo da viagem fazia a reserva conforme a proximidade da data. Isto se torna maçante e te rouba muito tempo da viagem, sem contar que os preços podem ser bem mais caros e isso vai depender do seu bolso.
Como faço: Mesmo em uma viagem de 90 dias, saio com todas as reservas já efetuadas e planilhadas, com bastante antecedência, pois muito difícil eu mudar o roteiro, posso deixar algum lugar para traz, sem passar, mas o destino onde passarei a(s) noite(s) raramente é mudado.
Para quem se interessa pelo preço, isto torna o gasto com hotéis em torno de 15 a 20% mais barato, pois a medida que a procura se intensifica os hotéis começam a aumentar os preços. Obviamente faço reservas que posso cancelar em tempo hábil e isto é uma vantagem, pois algumas vezes dois dias antes do destino, encontro hotel de categoria melhor com preços promocionais sem reembolso e reservo. O hotel sem reembolso é o que se paga no ato da reserva. Importante- Lembre-se de cancelar a que já tinha, pois, caso contrário será cobrado.
Utilizo dois sites principais para as reservas:
Eu prefiro o Booking.com, pois tenho, graças a grande quantidade de hotéis já reservados, uma certa mordomia de atendimento. É mais específico e em 90% das pesquisas é mais barato. Sempre dou uma olhada no outro, para comparar. Além do mais ele te faz pelo mesmo preço, que encontrarás em qualquer site, basta enviar o link.
A vantagem do Hoteis.com é que este, parcela em até 10 vezes no cartão, pois você começa a pagar quando faz a reserva, mas sempre é um transtorno o cancelamento, pois o reembolso é lento. Além do mais já entrei em roubada neste site na grande Paris em relação ao estacionamento. Outra vantagem é que a cada 10 reservas se ganha uma grátis, calculada pela média das últimas dez. Mesmo assim o Booking.com é mais vantajoso.
Para eu, o Hotel deve oferecer quatro coisas fundamentais:
Café da manhã;
Estacionamento no hotel, de preferência gratuito;
Avaliação acima de 8.0 e
Wi-Fi muito boa, após isso começo a eleger as demais comodidades.
Outro cuidado é o horário de Check-in, pois não é incomum na Europa, ter hora marcada, eu fujo disso. A Leitura detalhada de tudo é fundamental para não entrar em uma roubada.
Tem outros sites como:
LATAM TRAVEL – Usa a plataforma do Hoteis.com.
TRIPADVISOR, etc., mas estes não te oferecem a mesma quantidade e alternativas que o Booking.com.
QUEM TIVER INTERESSE POSSO ENVIAR O ROTEIRO COMPLETO (PLANILHA EXCEL), distâncias e o tempo gasto, custos, etc.
QUEM TIVER INTERESSE POSSO ENVIAR O ROTEIRO COMPLETO (PLANILHA EXCEL), distâncias e o tempo gasto, custos, etc.
PERU DE CARRO - 17 DIAS - DEMAIS POST.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado