PLAZA DE ARMAS - CATEDRAL |
Com aproximadamente 1.100 milhões de habitantes, na sua área
metropolitana e cerca de 900 mil na área urbana, fundada em 15 de agosto de
1540, Arequipa é uma cidade peruana, sede do Tribunal Constitucional e por isso
é a capital jurídica do país. Conhecida como Cidade Branca, devido a presença
de pedras vulcânicas, que brilham, chamadas Sillar, é a segunda cidade do Peru
em população e economia. Está aos pés de três vulcões, El Chachani, El Misti e Pichu Pichu.
CASARÃO COLONIAL |
PLAZA DE ARMAS |
Sua localização geográfica, as margens do rio Chili, proporciona
estações marcadas com um clima cálido, seco e ensolarado, quase o ano todo,
salvo em época de chuvas. Está a uma altitude média de 2.328 metros, no vale de
Arequipa, protegida ao norte pela faixa da cordilheira andina e ao sul e oeste,
pelas cadeias de cerros mais baixas, formando um oásis entre o deserto arenoso
e a região serrana.
PLAZA DE ARMAS |
CONVENTO LA MERCEDES |
Arequipa é um importante centro industrial e comercial do Peru, e entre as atividades
que se destacam estão os produtos manufaturados e a produção têxtil de lã de
camélido, uma espécie de camelo, com qualidade de exportação, mantendo
estreitos laços comerciais com o Chile, Bolívia e Brasil, sendo que se conecta,
por meio da Ferrovia do Sul, com diversas cidades, bem como o porto de
Matarani.
Seu nome de fundação foi Vila Formosa de Nossa Senhora de
Asunta, mas um ano depois Carlos V, ordena que seja chamada de Arequipa, cujo
nome quer dizer atrás do Pico, ou seja atrás do Vulcão.
AO FUNDO O VULCÃO EL MISTI |
O centro histórico, com uma área de 332 hectares, é patrimônio
Cultural da Humanidade pela UNESCO, desde 2000, devido a sua arquitetura
herdada dos espanhóis. O patrimônio histórico e monumental que alberga e seus
diversos espaços culturais a converteram e uma cidade turística nacional e
internacional, respaldada pela sua arquitetura religiosa intacta e republicana,
produto de uma mescla entre as culturas espanholas e peruanas, cuja influência
chegou até Potosí na Bolívia.
AO FUNDO VULCÃO EL CHACHANI |
O centro histórico alberga uma arquitetura caracterizada pelo
protagonismo do Sillar, cuja utilização se inicia no final do século XVI e foi
até o século XIX e foram frequentes no século XVIII. Esta pedra vulcânica branca ou
excepcionalmente rosada, resistente a intempéries, não foi aproveitada no
início, exceto em portas de igrejas e algumas vivendas, pois as construções
eram muito simples, feitas de barro, cal e os tetos de palha, sem muito
acabamento. Algumas deste tipo ainda existe no Bairro San Lázaro.
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MISTI |
Já no século XIX a arquitetura cresceu e a pedra Sillar foi sua
principal matéria prima, os casarões começaram a ser construídos, sobre os
edifícios coloniais destruídos, anteriormente, pelo terremoto de 1868. Se
caracterizam pelos seus arcos semicirculares e tetos arqueados.
As estruturas
de sillar, geralmente, são de muros grossos de 1 a 1,5 m nas casas e mais de 2
metros nas igrejas, distribuídos de forma homogênea. Mais tarde apareceu o
ladrilho e a telha, tal qual podemos observar no Monastério de Santa Catalina.
PLAZA DE ARMAS - CATEDRAL |
Os Estilos arquitetônicos foram alterados de acordo com os
sismos que provocavam destruições. A Cada reconstrução havia uma troca de
estilos, obedecendo a seguinte ordem:
PALÁCIO MUNICIPAL |
Estilo aldeia colonial (1540-1882); Barroco (1582 a 1784); Rococó
e neoclássico (1784 a 1868), ano do grande terremoto; Empirismo moderno e
neocoloniais (1868 a 1960) e por fim o estilo contemporâneo e moderno, que se
estende até hoje.
Atrações do Centro Histórico – É composto de 14 igrejas, 4
capelas, 5 conventos e 3 monastérios e a mais de 147 monumentos. As principais
atrações:
Basílica
Catedral de Arequipa
É a construção neoclássica mais importante do Peru, produto da
reconstrução que iniciou em 1844 e terminou três anos depois, realizada e
dirigida pelo arquiteto Lucas Poblete. É também conhecida como Catedral de
Santa Maria é considerada um dos primeiros monumentos religiosos do início do
Século XVII em Arequipa.
Construída totalmente em sillar, a pedra vulcânica, com arcos de
ladrilhos, exibe um estilo neoclássico, com certa influência gótica. Sua
fachada esta composta de setenta colunas com detalhes coríntios, três portais e
dois grandes arcos laterais, completadas por duas torres renascentistas altas e
estilizadas. No seu interior está o altar maior, construído com mármore de
Carrara, por Felipe Maratillo. Na nave central se destaca o púlpito esculpido
em madeira, feito pelo artista Busine Rigot, em Lille na França, onde se vê
cristo derrotando a serpente maligna.
Ao fundo o órgão de origem belga é um dos maiores da América do
Sul. A Capela do Senhor do Grande Poder é muito frequentada pelos habitantes
locais, tendo sido destruída em 1844 por um incêndio e reconstruída em 1868,
pelo arquiteto local, Lucas Poblete. As entradas para a igreja são pelas naves laterais.
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ÓRGÃO |
Iglesia de la Compañía
É o monumento símbolo da
escola de Arequipa e é considerada uma das criações mais esplêndidas do barroco
peruano e ponto de partida para esta escola. Na sua fachada há uma inscrição
com o ano de 1698, o que caracteriza o alto apogeu desta arte regional no
início do século XVIII.
Sua construção iniciou em 1590 pelo irmão Felipe e foi terminada
em 1698. Da mesma forma como outras construções o material procede das minas de
sillas, pedra vulcânica, pois é um material fácil de trabalhar e a que mais se
adequa aos trabalhos ornamentais.
A Planta é de cruz latina, composta de três naves e longas
capelas laterais, um cruzeiro e uma cúpula bem arqueada.
O interior do templo
podemos ver muita madeira talhada e revestida em pó de ouro. Na sacristia está
a capela de San Ignacio, com seus murais policromos, que mostram a flora e a
fauna tropical.
A fachada principal, de estilo barroco mestiço, é uma das
melhores obras de arte decorativas coloniais do sul da américa e foi construída
em 1698 após o terremoto. Mesmo sendo da segunda metade do século 17 sua
influência se estende até o século 18, tanto em Arequipa como em Collao, La Paz
y Potosí. A novidade que se inicia é uma decoração uniforme, que se utiliza de
elementos nativos americanos, plantas, animais e assuntos sobre a mitologia
pré-hispânica, mesclada com motivos europeus, que trabalham as fachadas, sem
deixar nenhum vazio.
Em seu interior temos o Altar Maior, um dos mais belos de
Arequipa, onde se concentram as melhores pinturas do pintor italiano Bernardo
Bitti, que chegou ao Peru em 1575, como a tela “La Virgen com el niño” (A
virgem com a criança).
CLAUSTRO |
Cabe ressaltar que os dois claustros são os mais notáveis de
Arequipa, quer pela rica ornamentação, grandiosidade e originalidade. A
decoração reflete algo ainda não visto, parecendo que seu autor não quis copiar
ou fazer nada do conhecido. Achei um dos melhores trabalhos que vi, nunca havia
contemplado algo mais original e tão belo.
CLAUSTRO Iglesia de la Compañía |
Monasterio
de Santa Catalina de Siena -
Fundado em 1579, com ajuda financeira de Doña María de Guzmán,
uma jovem e rica viúva da nobreza, que por seis anos assumiu o cargo de priora
do convento. Foi destruído parcialmente por um terremoto no final do século
XVI, tendo sido reconstruído pelas próprias freiras, construindo quartos
individuais, decorados a seus gostos.
CLAUSTRO DAS LARANJEIRAS |
Segundo a história, ali viveram mais de 450 mulheres,
enclausuradas, das quais 180 eram freiras, em sua maioria, espanholas. As
outras mulheres eram de baixo nível econômico, que encontravam no monastério um
refúgio e um prato de comida em troca de servir as religiosas.
O Convento estava cercado de mistérios e pouco se sabia o que se
passava atrás dos seus murros.
Quando foi decidido a abertura das portas do monastério e se
iniciaram os trabalhos de restauração dos afrescos pintados em suas paredes,
foi encontrada uma coleção de quadros religiosos da escola indígena, sendo que
400 peças foram restauradas e compõem atualmente uma das coleções de pinturas
religiosas mais importante da América Latina.
SALAS DE CLAUSURAS |
O Museu do interior do monastério guarda uma das amostras mais
importantes da arte religiosa do continente, incluindo uma pinacoteca, que
contém obras da escola Cuzqueña, máxima expressão da fusão dos sentimentos e
valores de duas culturas, a Inca e a Espanhola. Foi aberto ao público em 15 de
agosto de 1970.
LAVANDERIA |
A visita ao monastério tem a duração de 1:30 horas e custa 35
Soles e está aberto de Terça a Quintas-feiras, das 8:00 as 17:00 horas.
El
convento de San Francisco
A ordem franciscana foi fundada por São Francisco de Assis na
Itália, no início do século XIII. Os franciscanos chegaram a Cusco e depois
Arequipa, nos primeiros anos da conquista e se localizaram nas imediações da
cidade, com a missão de difundir a fé cristã, para os novos povos conquistados.
A Igreja de San Francisco,
fundada em 1552 de forma retangular, tem três naves, um transepto, um presbitério e um coro de pedra, mas começou a tomar forma em 1569.
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ALTAR |
O primeiro templo foi
concluído no início do século XVII, mas sua estrutura ficou abalada devido ao
terremoto de 1608 e praticamente destruída no terremoto de 1687, sendo que em
sua reconstrução foi agregado uma série de atributos arquitetônicos, sofrendo
muitas modificações na estrutura original, que permanecera até hoje.
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CLAUSTRO |
A Igreja atual,
estruturalmente, foi feita de Sillar e Ladrilho e o destaque fica por conta de
sua torre, onde se pode observar as imagens da Virgem Imaculada Concepção, San
Francisco de Assis e Santo Domingo de Guzmán, esculpidas na mesma parede em
técnicas de baixo relevo.
Em seu interior, o altar
de prata, acompanhado de esfinges e esculturas de diferentes personagens do
culto católico, dão um esplendor especial aos olhos. O conjunto forma um
complexo interessante e bem distribuído, salientando uma parte destinada a
biblioteca, que possui em suas estantes, mais de 20 mil livros, alguns com
qualidades incomuns, bem como uma pinacoteca
O Soberbo coro talhado em
sillar é de encher os olhos e suas esculturas estão entre as mais belas obras
do século XVII, realizadas em Arequipa.
Iglesia y
claustos de Santo Domingo –
Foi fundada em 1647 com uma fachada e uma nave central e em 1949
foi agregada uma torre poligonal. Foi a primeira congregação de padres a chegar
em Arequipa. Como todas as construções sofreu os efeitos dos terremotos e teve
que ser reparada. Chama a atenção o belo jardim em frente.
OUTRAS
ATRAÇÕES DE AREQUIPA
EL MERCADO DE SAN CAMILO |
O mercado de San Camilo, movimenta as riquezas alimentares de Arequipa. Ali podemos encontrar desde vestuário, artesanato, frutas verduras, sementes e uma gama variada de carnes etc.
A inscrição abaixo foi pronunciada por José Luis Bustamente y
Rivero, Presidente da República do Peru - 1945-1948.
“Pétrea ciudad adusta. Sólida trabazón de viviendas donde el
sillar es símbolo de la psicología colectiva: roca y espuma; dureza y
ductilidad. Amalgama de fuego, en que el aliento del volcán funde y anima las
piedras y las almas»
Vou arriscar a tradução:
(Cidade de pedra rígida e porosa, sólidas construções de
vivendas, onde o sillar é o símbolo da psicologia coletiva: rocha e espuma;
rigidez e maleabilidade. Amalgama de fogo, onde a lava do vulcão funde e anima
as pedras e as almas.), bem poético. Gostei.-
Prédios Públicos de Arequipa:
Prédios Públicos de Arequipa:
I.
Teatro Fênix e o Teatro Municipal;
II.
O Hospital Goyeneche e o Hospital de Sacerdotes;
III.
As pontes Bolognesi e Grau;
IV.
O Instituto Cháves de La Rosa;
V.
A Estación del Ferrocarril;
VI.
El Mercado San Camilo;
VII.
El Molino de Santa Catalina;
VIII.
Palácio de Goyeneche e
IX.
Instituto Confucio.
PERU DE CARRO - 17 DIAS - DEMAIS POST.
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