Páginas

domingo, 13 de julho de 2025

LINZ AM RHEIN – VALE DO RIO RENO – ALEMANHA


LINZ AM RHEIN – VALE DO RIO RENO – ALEMANHA

Mal saímos de Erpel e já chegamos a Linz, estacionamos perto do centro histórico com direito a 1 hora de graça, demos uma pequena volta e fomos até um estacionamento totalmente grátis, muito perto do centro nevrálgico da cidade a MARKTPLATZ.

Mas antes vamos ver um pouco da história desta colorida cidade.

 

Com uma população de cerca de 8 mil habitantes, situado na margem direita do rio Reno, perto de Remagen, é um destino colorido, com casas de enxaimel, imperdível para quem passa pelo Vale do Rio Reno.

A cidade de Linz foi mencionada pela primeira vez em um documento oficial em 874 e chamada de "Lincesce".

Entre 1206 e 1214, a igreja paroquial de St. Martin foi construída no ponto mais elevado da cidade. Uma antiga igreja, que estava localizada no mesmo lugar, foi destruída durante as lutas de Otto IV e Philip da Suábia em 1198. Durante o trabalho de reconstrução em 1981, os restos de sepulturas e fundações pertencentes à antiga igreja foram encontrados.

A pequena vila recebeu o status de cidade, pelo Arcebispo de Colônia, entre 1304 e 1332 e tão logo ao fato foi construído o Castelo Burg Linz, que estava fechado.

Como de costume a cidade foi quase toda destruída por um incêndio em 1391 e aos poucos foi reconstruída.

Em 1475, as tropas do Imperador ocuparam Linz durante a Guerra de Neuss. A prefeitura, que é um dos principais pontos turísticos de Linz, foi construída em 1517.

Em 1815, Linz tornou-se parte da Prússia. Um ano depois, em 1816, Linz recebeu o status de cidade distrital ("Kreisstadt"). Esse status foi revogado em 1822 e Linz tornou-se parte do condado de Neuwied.

Após a Segunda Guerra Mundial, Linz tornou-se parte da Renânia-Palatinado em 1946

As primeiras embarcações a vapor atracaram em Linz em 1858 e no início do século XX, começaram a ser descobertas casas de enxaimel rebocadas, e a pequena cidade passou a ser conhecida como a "Cidade Colorida no Reno"

Linz transmite no seu ponto central a Marketplatz, onde almoçamos no Restaurante Valentino, italiano, uma sensação de estar sonhando, pois todos os recantos são recantos de sonho.

Edifícios coloridos em enxaimel, praças aconchegantes, alegria renana, tradições vivas e um programa variado de eventos, tudo isso é Linz.

A “Cidade Colorida do Reno” combina o toque pitoresco das casas históricas de enxaimel com as lojas administradas com carinho pelos proprietários, uma pena que tudo estava fechado por ocasião dos feriados da páscoa. Qualquer pessoa com vontade de se exercitar encontrará puro prazer em caminhadas ao longo do Reno Romântico em Linz e arredores.

Notamos uma grande quantidade de ciclistas, incluindo velhos, assim como eu, pedalando e aproveitando o máximo o passeio pela Ciclovia do Reno.

Fomos conhecer um Hotel que se instalou no Schloss Arenfel, mas não conseguimos chegar, pois havia um evento e nos contentamos em fotografar e admirar sua arquitetura.

Nosso hotel estava localizado, literalmente do outro lado do rio e para isso pegamos a balsa e passamos em frente, sem saber.

Amanhã antes de sair de Remage, vamos tentar conhecer o centro histórico romano e depois seguir pelo Rio Reno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado