Páginas

domingo, 13 de julho de 2025

ERPEL – VALE DO RIO RENO – ALEMANHA

“Erpel, a "Velha Glória" aos pés do Erpeler Ley, é uma cidade medieval do Reno perto de Siebengebirge. A comunidade local, que inclui o distrito de Orsberg e tem uma população de aproximadamente 2.800 habitantes, pertence ao município coletivo de Unkel, no distrito de Neuwied.”

Está localizado no Parque Natural Reno-Westerwald, no norte da Renânia-Palatinado, na margem direita do Reno, em frente à antiga cidade romana de Remagen, onde estamos hospedados no Hotel Rhein Inn.


História de Erpel

Segundo historiadores, a origem de Erpel remonta a mais de 1.500 anos. Em documentos antigos o lugar é chamado Herpilla, depois Erpilla e depois Erpell. Herpilla é de origem celta e significa “colina coberta de prados”, referindo-se à Erpeler Ley.

Até 1803, Erpel foi sede de uma prefeitura independente, à qual pertenciam as cidades de Erpel, Bruchhausen, Heister, Nieder-Kasbach e Orsberg. Após o aumento do desenvolvimento urbano em Erpel a partir do século XIV, a cidade recebeu direitos de mercado por volta de 1420, mas Erpel nunca recebeu direitos de cidade.

Os restos da histórica muralha da cidade, os dois portões da cidade preservados (Rheintor e Neutor) e a prefeitura reformada testemunham essa história e também representam um grande potencial turístico.

Dentro da muralha semicircular do centro histórico da cidade, encontramos uma riqueza de edifícios em enxaimel. Uma série de casas simples, em sua maioria voltadas para os beirais, ao longo da Kölner Straße comprovam o caráter de vilarejo da cidade mercantil.

Na Kölner Straße, até a praça do mercado e no Rheingassen adjacente, ainda há inúmeras casas de enxaimel bem preservadas e cuidadosamente restauradas.

A pequena Erpel, com os povos no entorno, tem apenas 2.800 habitantes e parece que foi montada para um cenário de filme, onde nos sentimos os protagonistas, quase ninguém em suas ruelas e quem passava nos olhava com certa curiosidade, mesmo porque estacionamos em frente a Rathaus (Prefeitura) com 1,30 horas frei (livre em alemão)

Estas pequenas relíquias da Alemanha é que faz o diferencial em um roteiro de viagem.


Saímos com um gostinho de quero mais, saber mais, perguntar mais, mas enfim já era hora para visitar sua vizinha, distante apenas 6 km Linz Am Rhein.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado