Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2020

SUÉCIA - LUND - CATEDRAL DE LUND

Lund é uma das cidades mais antigas da Suécia. Sua importância tem uma grande tradição cultural, que deu início a partir da construção da sua catedral durante a idade média e continuada até os dias de hoje, por intermédio de sua universidade. Esta tradição converteu a cidade em um dos centros mais dinâmicos do sul do país.

Sua localização próxima de Malmö, a terceira maior cidade da Suécia, ajudou muito no crescimento de Lund, principalmente pela proximidade do aeroporto, que fica a menos de 15 minutos de trem da cidade.
A cidade sempre foi um importante centro religioso e já existia ao final do período Viking. Com a chegada do cristianismo e a construção da catedral em 1085, aumentou seu papel religioso, principalmente depois que a Dinamarca se converteu ao cristianismo.



A CATEDRAL
Juntamente com a catedral em 1085, foi fundada a primeira escola, mais precisamente Catedral-Escola, Katedralskolan, sendo a escola mais antiga de toda a Escandinávia. A cidade era a sede episcopal desde 1048 e em 1103 foi transformada em sede da Arquidiocese Metropolitana de Lund, sobrepondo-se a Cadetral de Roskilde da Dinamarca, que também competia para tal. Em 1234 sofreu um incêndio e boa parte da catedral teve que ser reconstruída, ocasião em que foi ampliada.



A catedral foi construída seguindo os estilos românticos da Lombardia (Norte da Itália) e do Reno (Alemanha). Estas influências são evidentes na planta baixa, na cripta e na galeria em arco que decora a parte superior da abside, seguindo os padrões dos demais países europeus, tanto a nível comercial como cultural e artístico.
Suas torres-campanários com 55 metros, não chegam empolgar, mas são vistas de todas as partes da cidade, e o sino é de 1513. Não sei o porquê, mas não é permitido subir nas torres.

As portas estão decoradas com 24 relevos em estilo romântico, mostrando passagens bíblicas do antigo testamento. Acima da porta, há um frontão de concreto com as imagens de Jesus Cristo , São Canuto e São Lourenço. 

Segundo explicações no local, a primeira porta era de madeira e foi substituída por essa de bronze do século XIX esculpida pelo sueco Carl Johan Dyfverman, sendo que as portas antigas estão no Museu de História da Universidade de Lund. Não tivemos tempo para uma visita. 

O relógio Astronômico da catedral, o “Horologium mirabile Lundense”, construído em 1380, e instalado em 1424, que estava guardado desde 1837, foi restaurado em 1923 e posto novamente no seu lugar, sendo, sem dúvida, o maior destaque da Catedral. No topo do relógio há dois cavalos que marcam as horas. A placa superior do relógio é o relógio astronômico. Ele mostra, entre outras coisas, as diferentes fases da Lua e onde o sol se põe.



A placa inferior do relógio é um calendário. Com a ajuda de que se pode, entre outras coisas, calcular o dia exato dos diferentes feriados religiosos móveis. No meio do calendário está São Lourenço, o padroeiro da Catedral, e ao seu lado os símbolos dos quatro evangelistas. O relógio foi programado 1923-2123, após esta data, terá que reprogramado.



O Interior da catedral é bem escuro, características da maior parte das construções românticas.  Apresenta uma performance em cruz latina, com três naves e um transepto em cruz, sendo que o coro de 1398 é em estilo gótico.
 A UNIVERSIDADE DE LUND
A universidade foi criada em 1666, quando as antigas províncias dinamarquesas da Escânia, Halland e Blekinge, foram conquistadas pela Suécia, mas abriu suas portas em 1668, com a missão de formar funcionários públicos suecos de confiança.
Atualmente é frequentada por 40 mil alunos e cont5a com 7600 professores, investigadores, doutorandos e funcionários, sendo a segunda mais antiga universidade sueca (após a Universidade de Uppsala). Hoje, é uma das mais prestigiadas universidades da Europa e está, de acordo com diversos rankings, entre as 60-140 melhores universidades do mundo.
Universidade
Biblioteca Universitária - Foto Wikipedia
A Biblioteca da Universidade de Lund foi fundada juntamente com a universidade, em 1668, sendo uma das maiores e mais antigas bibliotecas da Suécia. Desde 1698, ela recebe cópias de depósito legal de tudo que é publicado no país. O atual prédio principal, em Helgonabacken, foi inaugurado em 1907 o antigo prédio, hoje uma cafeteria, é do século XV. 
A direita antigo prédio da Biblioteca.
Foto Wikidata.org
MUSEU DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE LUND
Foi fundado em 1805 e está no centro da cidade junto da universidade e alberga uma coleção de materiais da Idade Média Sueca. Também não foi possível a visita. Estava fechado no dia em que estávamos em Lund.


Kulturen.org
Kulturen
É um museu ao ar livre, que ocupa dois quarteirões no centro da cidade e contém edifícios
históricos, que datam da Idade Média aos anos 1930.
Kulturen.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado