Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

QUÉBEC - CANADÁ

VÍDEO
Com aproximadamente 600 mil habitantes, localizada as margens da parte mais estreita do Rio São Lourenço Québec (Ville de Québec) é a cidade mais antiga do Canadá.  A origem do nome vem de uma palavra de origem Algonquina, que significa passagem estreita, isto porque a largura do Rio São Lourenço na região é de apenas 800 metros.
Forças Armadas de Québec.

O explorador francês Jacques Cartier passou o inverno de 1535 na vila de Stadacona, uma aldeia Iroquesa, também povoada por nativos Algonquinos. É dessa aldeia que o nome Canadá tem sua origem. Kanada é uma palavra de origem iroquesa que significa vila.
Porto Velho

Cidadell


A cidade de Quebec é das cidades mais antigas do Canadá, e também a mais antiga cidade francesa das Américas, tendo sido fundada em 3 de julho de 1608, pelo francês Samuel de Champlain. Ele denominou o novo acampamento de Québec.




A fotos acima são de Samuel de Champlain, fundador da cidade.

O pequeno acampamento foi atacado pelos ingleses em 1628, tendo sido capturado em 1629. Porém, através do Tratado de Saint-Germain-en-Laye, voltou a ser controlado pelos franceses.




O acampamento de Quebec tinha, então, cerca de 60 habitantes.
Em 1659, o missionário François-Xavier de Montmorency-Laval desembarcou em Quebec.
Ele ajudou a transformar a pequena cidade no centro político e cultural da Nova França, fundando a Universidade Laval em 1663, e sendo nomeado bispo em 1674, o primeiro do Canadá. A cidade de Quebec, então, possuía cerca de 600 habitantes.

Em setembro de 1759, a cidade de Quebec foi capturada por forças inglesas, na Batalha de Quebec. À época, a cidade havia aproximadamente 7,8 mil habitantes. Com o Tratado de Paris, a territórios franceses no Canadá passavam definitivamente para controle inglês, assim permanecendo até 1867, ocasião da independência do país, passou a ser a capital da nova província de Quebec (anteriormente Baixo Canadá).


Quebec cresceu em importância como um centro portuário, bem como um centro político. Comerciantes e industriais aproveitavam-se das grandes florestas localizadas próximo à cidade e o Rio São Lourenço, tornando a silvicultura uma fonte de renda muito importante ao longo do século XIX, perdendo a importância em decorrência da Construção do Canal de Lachine em Montreal em 1825, e a substituição dos navios a vela por a vapor, causando graves danos à indústria madeireira da cidade de Quebec.

Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial teve um grande aumento de população, principalmente de imigrantes franceses. Foram criadas diversas fábricas de armamento e munição gerando muitos empregos. Em 1943 e 1944 houve dois encontros entre o o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt para discutir os rumos da guerra. No término desta, a cidade tinha cerca de 155 mil habitantes, e 164 mil em 1951. A fundação da cidade de Quebec ocorreu em 2000, ocorrendo a fusão com outras 12 cidades e comunidades na região.




O clima da cidade é temperado, com temperaturas amenas no verão, e temperaturas muito baixas no inverno.
O Centro da cidade está dividido em Cidade Alta (haute-ville) e Cidade Baixa (basse-ville), separadas por uma colina muito inclinada, tendo acesso por escadas e um Funicular. 





Colline parlementaire

A cidade baixa, região mais antiga, abriga o porto antigo, bem como a presença marcante do Château Frontenac e pelas suas ruelas estreitas, muitas delas de uso exclusivo para pedestres.
A organização política da cidade é semelhante às cidades brasileiras. Possui um Prefeito e 39 membros do conselho municipal, que são eleitos pelo povo, com mandatos de quatro anos.
Seu orçamento provém de impostos taxados a propriedades, venda de produtos e taxação de companhias sediadas na cidade. Porém, aproximadamente um terço das propriedades instaladas na cidade não pagam impostos, como igrejas, edifícios governamentais e outras instituições de caráter público, tornando-se dependente de verbas provenientes do governo nacional ou do governo provincial.

Park Battlefields




A população da cidade é formada por 96% de descendentes franceses, com isso a língua mais falada é o francês, sendo os demais ingleses, escoceses e irlandeses. Atualmente 98% da população atual nasceu em Quebec. Destes 92% são católicos e os demais protestantes ou sem afiliação religiosa.
A grande maioria das atrações turísticas de Quebec está localizada no centro histórico da cidade, na alta cidade ou na baixa cidade:






Ali temos O Château Frontenac, um imenso hotel, construído em um estilo que lembra os castelos franceses, a Citadelle e as muralhas que cercavam a antiga cidade, construída no século 17, destruída pelos britânicos na Guerra Franco-Indígena e reconstruídas entre 1820 e 1831.


Parlamento



Também temos o Morro do Parlamento (Colline parlementaire), onde está localizada a Assembleia Nacional de Quebec, a legislatura provincial. O Parlamento, um prédio magnífico em frente uma praça totalmente arborizada e florida, está entre as muralhas, é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Plains de Abraham



  A cidade de Quebec possui mais de 400 parques e jardins, sendo que o mais imponentes é o Parc des Champs-de-Bataille ou Planície de Abraham, próximo ao centro histórico da cidade, e as Cataratas de Montmorency, com seus 85 metros de altura.
A cidade possui várias igrejas, basílicas e catedrais, localizadas em sua maioria no centro histórico da cidade. As mais imponentes delas são a Catedral Notre-Dame de Québec (Nossa Senhora de Quebec), a principal igreja da província e do país.

Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame
Também temos o Convento Ursuline, fundada em 1639 e a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, a primeira catedral anglicana fora da Inglaterra, fundada em 1804.
Quem tiver um pouco mais de tempo poderá visitar os museus da cidade. O Musée national des beaux-arts du Québec, a maior da província de Quebec, possui pinturas, esculturas e outras obras de arte. O Musée Historique, com esculturas de cera que retratam cenas importantes da história canadiana. O Museu Seminário, com pinturas, moedas e selos antigos, e o Musée de la Civilization, com obras sobre a cultura humana e a civilização.
Musee national des beaux arts.

Musee da la Civilisation


Outra pedida é caminhar na Avenida Grande-Allée, uma rua arborizada, primariamente comercial, com muitas lojas e restaurantes.

Cidadelle

Cidadelle

Temos ainda o Hôtel de glace - O hotel de gelo, mais longe estão as Cataratas de Montmorency e a Basílica de Santa Ana de Beaupré, na localidade de Sainte-Anne-de-Beaupré.
O Transporte é eficiente e integrado, e dispõe de um Aeroporto Internacional (Jean Lesage), um porto capaz de receber navios de grande porte e está conectada à vizinha cidade de Lévis por duas pontes e um serviço de Ferry.
Hôtel de Glace



A cidade é limpa e agradável, com certeza, voltarei. 

Mais algumas fotos da Metrópole Francesa do Canadá.




Château Frontenac





Château Frontenac





Cidade Alta





Capitole



Cataratas de Montmourency
Catedral de Québec


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado