Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2025

MOSBACH - BADEN-WÜRTTEMBERG - ALEMANHA

 MOSBACH - Baden-Württemberg - alemanha

CASA DAS PALMEIRAS – PALM’SCHES HAUS

Chegamos na cidade e estacionamos no estacionamento do Supermercado REWER, que está localizado no centro histórico da cidade. Havia uma chuva fraca e nos munimos de roupas próprias para a situação.

Centro Histórico

O centro histórico de Mosbach é pequeno e não queríamos demorar muito, mas à medida que você vai entrando, conhecendo, não tem como sair e só nos restou apreciar as lindas casas em estilo enxaimel, bem e aí, não parei de fotografar.

Mosbach – Cidade histórica em enxaimel no Odenwald

Altstadt

A pequena cidade de Mosbach é um dos destinos mais bonitos do Parque Natural Neckartal-Odenwald. Idilicamente cercado por pitorescas montanhas arborizadas, o centro histórico é caracterizado por casas de enxaimel cuidadosamente restauradas e ruas medievais.

Vários edifícios magníficos, como: Exemplos de edifícios como a Palm House na praça do mercado ou a Kickelhain House, uma das menores casas de enxaimel independentes da Alemanha, com apenas 26 metros quadrados de área útil, foram construídos durante esse período e ainda demonstram o orgulho, a prosperidade e a vida de antigamente.

Quando você se empolga e respira o ar da cidade, a imaginação vai muito além da realidade e o passeio se torno emocionante e temático e isto me fascina.

A cidade oferece muito, mas em pouco tempo só se pode conhecer o pouco, mas talvez o principal.

Agora estamos no Vale do Rio Neckar e claro, tem uma gama de pequenos lugares, que mereciam uma visita. Se Deus me der saúde eu ainda vou morar um tempo na Europa.

Vou tentar explicar algumas atrações da cidade.

Kickelhain House

A Kickelhain House é uma das menores casas unifamiliares em enxaimel da Alemanha, com uma área construída de 26 metros quadrados e 52 metros quadrados de área útil distribuídos em três andares. Ela retrata as condições precárias de vida dos séculos XVIII e XIX e hoje faz parte do Museu Municipal.

Altes Hospital - ANTIGO HOSPITAL

Altes Hospital - ANTIGO HOSPITAL
Antigamente, servia como uma instituição para os necessitados, os pobres e os idosos e agora é o museu da cidade, com uma importante coleção de faiança, artesanato, história da impressão e muito mais. A construção em enxaimel foi amplamente preservada durante a restauração (1978/79).

Kiwwelschisserbrunnen

O Kandelbach alimenta outra fonte, a Kiwwelschisserbrunnen. A partir de uma estrutura de poço, a água segue seu curso através do Heißenstein e Badgasse até a Alte Schulplatz. Ela comemora a época em que os habitantes de Mosbach faziam suas necessidades   em um balde ou banheira (= Kiwwel) e depois os espalhavam nos campos no momento apropriado.   " Kiwwelschisser " também é um apelido para o "verdadeiro" Mosbacher.

Mosbacher Schloss - CASTELO DE MOSBACH


O Castelo de Mosbach   está localizado nos limites do centro histórico. O fato de transmitir uma impressão romântica com suas janelas salientes, enxaimel e frontões se deve a uma reconstrução fundamental no final do século XIX.

Suas origens como um castelo fortificado provavelmente remontam à Alta Idade Média. Em 1410, o Conde Palatino Otto I, que nasceu lá em 1390 como o filho mais novo do Rei Ruperto, fez de Mosbach sua residência. Ele, assim como seu filho Otto II, expandiu consideravelmente a residência, embora não de forma magnífica, a partir de 1439. O castelo serviu aos palatinados de Heidelberg como refúgio contra epidemias em diversas ocasiões, já que   Mosbach, diferentemente de Heidelberg, estava localizado fora das principais rotas de viagem.


Hoje, quase não há vestígios da aparência original do castelo. Depois de 1645, o complexo caiu em ruínas. Os edifícios atuais   foram essencialmente construídos em 1898 pelo então proprietário, o comerciante Montigel , que mandou construir um pitoresco edifício residencial no lugar do Castelo Velho. Hoje é propriedade privada e habitada.

CASA DAS PALMEIRAS – PALM’SCHES HAUS

CASA DAS PALMEIRAS – PALM’SCHES HAUS

Uma das mais belas casas de enxaimel da Alemanha, com uma fachada ornamentada no estilo renascentista tardio.

A família Schragmüller, uma respeitada e rica família de funcionários públicos do distrito de Mosbach, no Eleitorado do Palatinado, mandou construir esta magnífica casa de enxaimel. Foi concluído em 1610. Todo o esplendor do final do Renascimento é evidente em sua fachada ornamentada, com vigas de madeira decoradas com entalhes e pinturas. Três andares superiores em enxaimel e uma janela saliente de três andares estão localizados em um console de pedra.

PfalzgrafenstiftA - ABADIA PALATINA


A casa de repouso Pfalzgrafenstift representa o maior projeto de renovação do centro histórico, que ocorreu entre 1975 e 1998. Aqui, um bairro inteiro foi reorganizado para poder  atender às necessidades do bem comum. Duas casas históricas foram preservadas no novo complexo de edifícios em Schlossgasse.

A renovação do centro histórico de Mosbach tinha como objetivo resolver dois problemas fundamentais: por um lado, a estrutura parcialmente medieval do edifício tinha que atender às exigências de uso de moradores e empresários e, por outro lado, o tráfego crescente no centro da cidade não podia mais ser administrado. O slogan de “renovação sustentável” resumiu tudo. Neste contexto, foram investidos quase 160 milhões de euros em mais de 100 medidas públicas e privadas.

RATHAUS

Rathaus a esquerda

Uma visita obrigatória e uma oportunidade encantadora para tirar fotos. Da torre da prefeitura você tem uma vista única.

A prefeitura foi construída entre 1554 e 1558 no local da antiga igreja paroquial de Santa Cecília e domina a praça do mercado de Mosbach. No terço inferior da torre de 34 m de altura ainda há vestígios da antiga torre da igreja com abóbada em cruzaria gótica. O “Lumpenglöckle” de Mosbach fica na torre do sino.

Salzhaus - CASA DO SAL


A Salzhaus é uma das casas mais antigas de Mosbach, com estrutura de madeira aparente e construção com postes e vigas . Foi construído em 1424/25 e provavelmente serviu como armazém de sal.

Synagogenplatz - Praça da Sinagoga

Antigo local da Sinagoga Judaica. Hoje há uma pedra memorial ali em memória dos judeus expulsos e assassinados de Mosbach. A sinagoga foi construída em 1860 e incendiada durante a "Reichskristallnacht" em 1938. Um memorial foi erguido em seu lugar em 1986. A vida judaica existia em Mosbach desde o início do século XIII, com a maioria dos judeus vivendo na cidade por volta de 1880.

Havia mais para conhecer, mas o nosso tempo foi até o limite, estava na hora de ir para Heilbron. Saímos com um gostinho de quero mais.

Mais algumas fotos da Bela Mosbach









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado