Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

CASTELO DE LEIRIA - PORTUGAL

 


O Castelo de Leiria localiza-se na cidade, freguesia, concelho e distrito de Leiria, em Portugal. Edificado em posição dominante a norte sobre a primitiva povoação e o rio Lis, este belo e imponente castelo medieval, onde se contrastam as belezas do patrimônio edificado e as da paisagem natural, é uma das principais atrações da cidade, recebendo, anualmente, entre 50 e 70 mil turistas.
Castelo de Leiria - Foto Wikipédia pt. modificada.
 Considerado o melhor exemplo de transformação residencial de um castelo no país, o monumento compreende outras atrações arquitetônicas, artísticas, históricas e arqueológicas, que representam as diversas fases de construção e reconstrução desde a sua fundação até ao século XX.



O Conjunto arquitetônico é constituído do Palácio Real quatrocentista, Torre de Menagem, Igreja de Santa Maria da Pena, espaço da antiga Colegiada, celeiros medievais e muralhas exteriores.

Mandado construir em 1135 por D. Afonso Henriques, nessa altura ainda como Príncipe, e entregue a sua chefia a D. Paio Guterres (primeiro alcaide-mor), o Castelo viria a ser reconquistado pelos muçulmanos, cinco anos depois, voltando para a mão dos cristãos, novamente, em 1142. Mas as lutas pela sua posse estavam longe de terminar tendo sofrido diversos ataques, como os de 1144 e 1195.


Este último deverá ter sido intenso, de tal modo que vem referido no foral que D. Sancho I atribuiu a Leiria nessa mesma data, tendo aquele monarca conquistado uma vez mais o Castelo. Em 1325 D. Dinis manda edificar a Torre de Menagem, que após algumas reformulações é agora um núcleo museológico.


Não se tem certeza, mas pensa-se que a Igreja de Nossa Senhora da Pena e os Paços Episcopais tenham também sido construídos por ordem de D. Dinis. Este terá sido o rei que mais tempo passou em Leiria, juntamente com a sua esposa, a Rainha Santa Isabel. Graças a estes reis nasceram muitas das histórias e das lendas que envolvem Leiria.


Vários séculos depois, o Castelo, bem como a cidade, sofreu consideráveis danos, com as invasões francesas, ficando quase ao abandono.  Graças ao esforço da Liga dos Amigos do Castelo e do famoso arquiteto suíço, Ernesto Korrodi, foram realizadas muitas obras de recuperação, mas mesmo assim encontra-se em estado precário, pois representa o maior patrimônio cultural da cidade.


Agora vem a boa notícia.
Estou escrevendo este post, pois recebi a informação que o Castelo de Leiria, está fechado ao público desde o dia 03 de junho de 2019, para a realização de obras de requalificação do espaço, tendo o Município de Leiria apresentado um conjunto de iniciativas com o objetivo de manter a ligação da comunidade ao mais emblemáticos monumento do concelho durante o período de intervenção, estimado em cerca de dois anos. Viva.


Numa visita ao Castelo não pode deixar de observar a magnifica vista sobre a cidade de Leiria, a partir da Alcáçova, uma das salas mais bonitas do Castelo de Leiria.
O Museu da Torre de Menagem
O Museu do Castelo de Leiria, recorrendo ao objeto, à imagem, ao multimídia e ao texto, tem como objetivo principal “situar o lugar e a função da cidade de Leiria na história de Portugal: mostrar o que ela representa em termos nacionais, para melhor poder medir o significado dos acontecimentos que lhe dizem respeito e que escalonam a sua vida local através dos séculos”.


Não posso falar mais da cidade, pois fui com o tempo necessário e ainda curto, para conhecer o Castelo Medieval, isto me fascina. Mais um motivo para voltar.
VISTA DA CIDADE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado