Páginas

sábado, 11 de novembro de 2017

OXFORD - OXFORDSHIRE - INGLATERRA

Foto de

A cidade medieval de Oxford, localizada no condado de Oxfordshire na Inglaterra, sede de uma das melhores universidades do mundo, distante 96 km da vibrante Londres é uma cidade voltada exclusivamente para estudantes.
St. Michael at the North Gate
A Carfax Tower é normalmente considerada o centro da cidade. Está situada às margens do rio Tâmisa, que aí é chamado de rio Ísis.
Carfax Tower
Segundo a história, tudo começou no século 12, quando o rei Henrique II, não conformado com a evasão de jovens para estudar na França, mais precisamente em Sorbonne. Assim nasceu Oxford, que juntamente com abadias e igrejas, formaram o conceito dos colleges – comunidades onde os estudantes não apenas estudam como também vivem. Hoje, Oxford, com aproximadamente 170 mil habitantes, tornou-se como sua irmã-rival Cambridge, sinônimo de universidade.



O turista comete um erro frequente ao perguntar onde fica o Campus da Universidade de Oxford. Não existe um Campus, pois é composta por 39 “colleges” distribuídos pela cidade.


Estacionamos o mais perto possível do centro e tivemos sorte, pois estávamos a poucos passos dos 39 colleges.  A universidade de Oxford é a mais antiga das universidades de língua inglesa, considerado uma das 10 melhores universidades do mundo.

Por mais de 800 anos, foi um lar da realeza e estudiosos, e desde o século IX oficializada cidade. No século XVII, durante a segunda guerra civil Inglesa, foi sede da corte do rei Carlos I, então refugiado de Londres pelos parlamentaristas. Como consequência, houve diversas batalhas ao longo de 5 anos onde o exército roialista atacava ou defendia-se do parlamentarista e refugiava-se em Oxford até sua derrota e consequente fuga de Carlos I em 1646.


A melhor forma de conhecer a cidade antiga é caminhando e a High Street é o ponto ideal para começar a visita, sendo que a partir daí se pode chegar aos principais pontos turísticos da cidade, que foram fontes de inspiração para a literatura e cinema mundial, incluindo Harry Potter. A cidade antiga é formada por uma série de ruelas, repletas de pequenas lojas localizadas em grandes construções medievais, onde estudantes circulam misturados aos turistas.
Tom Tower
 
Christ Church e a magnífica Tom Quad.

A primeira visita foi o Christ Church, o maior colégio e tivemos a oportunidade de entrar no refeitório, Hall, com fotografias de todas as pessoas ilustres da Inglaterra que aí estudaram e se formara. Se vier para Oxford, ou a Europa, se prepare, pois, para entrar, terá que pagar, mas em compensação os museus são todos Free.
Refeitório da Christ Church College

Christ Church College
Christ Church (Igreja de Cristo) é uma das maiores faculdades constituintes da Universidade de Oxford e também uma igreja da diocese de Oxford, chamada Christ Church Cathedral Oxford e está estabelecida desde 1546.
Christ Church College
Catedral Christ Church
Catedral Christ Church
Os colleges mais antigo são University College, Balliol e Merton, fundados no século 13.
University College, é uma das faculdades que compõe a Universidade de Oxford na Inglaterra, fundada em 1249 por William de Durham, disputa o título de ser a mais antiga das faculdades da universidade e está entre as maiores em termos de número de alunos.
University College
University College

Merton College

Merton College

Merton College

Da Mesma Forma o Balliol College, fundado em 1263, e o Merton College, de 1260, são instituições de ensino superior, da Universidade de Oxford no Reino Unido. O Merton é famoso por sua biblioteca, uma das mais antigas do país.
St. Hilda's   Autoria da Foto
A mais nova é a Kellogg de 1990. O único colégio que atualmente não é misto é o St. Hilda’s, somente para meninas.
Visitamos também The University Church of St. Mary The Virgin, com direito a subir na Torre, onde se tem uma vista muito interessante da cidade.
University Church Of St. Mary The Virgin

Bodleian Library
Também demos uma passada na Bodleian Libray, no Sheldonian Theatre. A curiosidade é que todos os colleges tem sua própria capela, sua própria livraria, formando um patrimônio cultural e histórico fascinante.

Entre seus famosos alunos destacam-se então-futuros reis, presidentes e outros famosos estadistas além de estudiosos, cientistas, escritores, ganhadores do Prêmio Nobel, atores e demais.
Balliol College                                               Autoria da Foto

Dentre esses Bill Clinton, Tony Blair, C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley, que deu o nome ao famoso cometa, Robert Hooke, Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho), Oscar Wilde e Theo James (ator).


Para os amantes dos dinossauros uma visita ao Museu de História Natural é obrigatória, onde além dos esqueletos completos, poderão apreciar importantes coleções didáticas, bem como a beleza da arquitetura do edifício.  Já o Pitt Rivers Museu armazena algumas das mais importantes coleções de ciências naturais do Reio Unido.
Museu de História Natural
É caminhando que se chega ao Jardim Botânico, o mais antigo do Reino Unido, fundado em 1620 como um jardim para plantar ervas medicinais, atualmente contém mais de 8 mil espécies diferentes de plantas, constituindo-se um precioso espaço para sentar e disfrutar o ar mais puro de Oxford.
Bridge Of Sighs
Temos também a Bridge Of Sighs, também chamada de " Ponte dos Suspiros ", devido sua semelhança com a famosa Ponte dos Suspiros de Veneza, é uma passagem aérea que une duas partes do Colégio Hertford sobre New College Lane em Oxford. Seu design distintivo o torna um marco da cidade.

O dia foi todo de Oxford, não podia ser diferente. Ao redor dos 39 colégios universitários, tem-se uma enorme área verde, dando a falsa impressão que a cidade acaba ali.
Uma dica.
Quando fomos pegar o carro no estacionamento, havíamos entendido que uma câmera tivesse captado o número da placa e que ao sair, digitaríamos o número da placa e teríamos o preço, igual como já tínhamos feito em outras cidades da Inglaterra. Não era bem assim. Teríamos que comprar o tempo antecipadamente, são pequenos detalhes que dificilmente me escapam, para evitar qualquer constrangimento.
Felizmente, como éramos do Brasil e o veículo, com placa da França, tivemos a ajuda e poderíamos sair com a suspensão da multa, pagando apenas 1 hora.  Como havíamos ficado 5 horas, fiz questão de dizer e pagar e tudo ficou resolvido.

Mais Colleges






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado