Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2016

CESKE BUDEJOVICE - BUDWEIS - REPÚBLICA TCHECA



  • Ceske Budejovice em alemão: Budweis ou Böhmisch Budweis é maior cidade do sul da Boêmia. Com cerca de 100 mil habitantes, situada no vale dos rios Vltava, com o Malše, é conhecida sobre todo o mundo pela cerveja Budweiser, mas também como uma importante cidade universitária. A primeira parte do nome, České, (checa) serve para diferenciar da cidade de Moravské Budějovice (em alemão Mährisch Budwitz).




  • A cidade foi fundada em 1265 pelo rei Ottokar II da Boémia. A localização e projeção da cidade foi realizada pelo rei cavaleiro Hirzo que fez dalí uma plataforma para ampliar o poder do reino na Boemia do Sul e para  contrabalançar o poderoso nobre Casa de Rosenberg , que finalmente tornou-se extinto em 1611.




  • Durante a Segunda Guerra Mundial em março de1945, Budějovice foi duas vezes alvo da Força Aérea dos EUA, a Raids, destruindo boa parte da cidade, causando a perda de muitas vidas. No final da Segunda Guerra Mundial, em Nove de Maio de 1945, o exército vermelho libertou a cidade, que juntamente com o exército americano se reuniu na praça principal para a celebração conjunta da libertação.

Náměstí Premysla Otakara II



  • Budějovice, é conhecida devido à cerveja fabricada ali desde o século 13. Por um tempo, a cidade era a cervejaria imperial para o imperador do Sacro Império Romano, a Budweiser Bier (ou seja, a cerveja de Budweis), que hoje se tornou junto com Pilsner da cidade Plzeň, uma das mais conhecidas do país.

Prefeitura

 



  • A divertida fábrica da marca, a Pivovar Budějovický Budvar, é um centro de peregrinação para muitos turistas beberrões em busca da verdadeira Budweiser. O nome internacional pertence à multinacional AB (Anheuser-Busch) Inbev -- a mesma que produz Brahma, Antarctica e Stella Artois -- daí a razão da empresa tcheca ser obrigada a comercializar seu produto em muitos mercados inclusive no Brasil.




  • A cidade velha muito bem preservada com sua arquitetura mesclada em gótico, renascentista, barroco e o período do século 19, com jeitão típico das cidades do Centro da Europa.  Ali se encontram edifícios ao redor da grande Ottokar II Square ("Náměstí Premysla Otakara II"), a antiga Câmara Municipal com murais e gárgulas de bronze, e a Black Tower do século 16, (Cerna Vez), sendo que o edifício histórico mais precioso em Ceske Budejovice é o convento dominicano e em segunda ordem, na Praça Piaristic, a Igreja da Virgem Maria do século 13, ambos em estilo gótico.
Black Tower 

Igreja da Virgem Maria












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado