- Embora não incluída nos principais roteiros turísticos da Itália Udine é a capital da região do Friuli-Venezia Giulia, com cerca de 100 MIL habitantes. Habitada desde a idade neolítica, provavelmente por Celtas, cresceu em importância após a queda do império romano ocidental. Em 983 já foi mencionada pela primeira vez pelo imperador Otto II e os patriarcas de Aquileia, então principais senhores feudais da região. Em 1223, com a fundação do mercado, a cidade transformou-se na mais importante cidade da região. Tornou-se italiana em 1886.
- A cidade sofreu um grande terremoto em 1511 que destruiu as antigas construções mas a reconstrução em estilo renascentista tornou Udine ainda mais maravilhosa. O patrimônio histórico e artístico de Udine está no Castelo que foi construído após o terremoto, um dos salões mais antigos do parlamento europeu.
Chiesa di San Giacomo |
- Passando pela Via Mercato Vecchio, no centro de Udine, chegamos a Piazza Matteotti ( para Udine Piazza San Giacomo). De estilo veneziano, tentou imitar um campo de Veneza. Uma fonte projetada por Giovanni Fontana em 1517 e a Chiesa di San Giacomo disputam espaço com muitas lojas. bares, restaurantes e cafés.
Piazza della Libertà |
Ercole |
- A Piazza della Libertà é a principal e mais antiga de Udine e definida como a praça mais bonita em estilo veneziano no continente. Durante os séculos mudou de nome várias vezes. Era conhecida na época medieval como a Praça do Vinho, porque concentrava ali o comércio de vinho.
- Com a chegada dos venezianos passou a ser chamada Praça Contarena em homenagem ao comandante. Em seguida foi intitulada Praça Vittorio Emanuele II mas logo após a Segunda Guerra Mundial, a praça adquiriu o nome Piazza della Libertà.
- A praça contém edifícios e estruturas como o Loggia del Lionello, construído entre 1448-1457. Ao lado oposto, está a Loggia di San Giovanni com sua estrutura renascentista. Outros notáveis monumentos na praça são a fonte, as colunas que carregam o leão veneziano e a estátua da justiça, as estátuas de Hércules e Cacus - chamadas popularmente de Florian e Venturin - e a estátua da paz que foi doada a Udine pelo Imperador Francisco I em comemoração ao tratado de paz de Campoformido.
Torre dell'Orologio |
- A Torre dell'Orologio e os antigos prédios dos séculos 15/18 estão ao redor da praça que foi o antigo local de execuções públicas da cidade. A velha residência dos patriarcas de Aquileia foi erigida 1517 no lugar da mais antiga que foi destruída pelo terremoto. Sob o controle dos austríacos, foi usada como uma prisão. Nos arquivos da catedral foi formalmente preservado um código Visigótico de leis, um manuscrito conhecido como o Codex Utinensis. Em 1550 alguns palácios foram erigidos em Udine, como o Palazzo Antonini.
![]() |
Catedral Santa Maria Maggiore |
- A catedral Santa Maria Maggiore é um edifício imponente com dimensões monumentais e trabalhos de arte. No térreo tem a torre do sino. A igreja dedicada a Santa Maria do Castelo é provavelmente a mais velha em Udine. Perdeu seu status de paróquia em 1263 quando foi anexada à paróquia maior de Santo Odorico, que se tornou a Catedral. Renovada muitas vezes através dos séculos, suas três naves preservam a atmosfera sugestiva de silêncio e de contemplação, que é frequentemente encontrada em igrejas antigas. A igreja de Santa Maria della Purità possui afrescos do século 18.
- Localizada ao norte do mar Adriático, Udine está próxima de algumas das melhores praias da Itália. Lignano Sabbiadoro é um dos principais resorts de verão com praias limpas, equipadas e perfeitas para os esportes aquáticos, além dos bons restaurantes onde se pode saborear as famosas especialidades de marisco. No passado, Lignano Sabbiadoro foi um lugar preferido e amado pelo famoso escritor americano Ernest Hemingway.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado