Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CATEDRAL DE DOTRE-DAME DE AMIENS - PICARDIA - FRANÇA


A Catedral de Notre-Dame de Amiens é uma catedral gótica clássica francesa, edificada em Amiens, a maior cidade da região da Picardia no vale do Rio Somme, 100 km a norte de Paris.Começou a ser construída em 1220, inspirada nas catedrais de Notre-Dame de Chartres e de Paris.



Com um tamanho quase duas vezes superior ao da Notre-Dame de Paris, a catedral de Amiens é um dos maiores edifícios da Cristandade. A imensa nave, que parece estar eternamente atracada nas margens do rio Somme, foi construída em sessenta anos, quando então eram necessários quase dois séculos para erigir outros edifícios da mesma época! É certamente por esta razão que Notre-Dame d'Amiens apresenta uma aparência homogênea extremamente incomum.



As abóbadas de aresta da nave central medem 42,30 metros de altura, e são as maiores abóbadas de uma nave de todas as catedrais francesas.



Muito mais requintada, com estilo artístico muito superior da sua quase irmã gêmea de Rouen, não é à toa que foi tombada, pela UNESCO, como patrimônio mundial e histórico da Humanidade em 1981.



Sua fachada oeste foi construída em uma única etapa apresentando uma unidade artística fabulosa. O seu nível inferior é composto por três vastos alpendres percorre sob a rosácea, toda sua fachada. As duas torres complementaram a fachada, a torre sul concluída em 1366 e a norte em 1406.


Os portais da catedral apresentam esculturas de santos católicos representando o local de veneração de São Domício, Santa Ulphia e São Fermín.
No livro Mr Standfast, John Buchan descreveu a Catedral de Amiens como "A mais nobre Igreja que a mão humana pôde construir".



O interior contém obras de arte e decoração de todo o período da construção da catedral.
A Catedral de Amiens contém o maior interior medieval de toda a Europa Ocidental, apoiado por 126 pilares. Tanto a nave principal quanto o altar, repletos de vitrais, suportaram as catástrofes da Guerra, principalmente o bombardeio de 1940.




O ambulatório em volta do coro é ricamente decorado com esculturas policromadas e ladeadas por vários altares. Um dos mais suntuosos é o Drapers.
Ainda hoje, a catedral abriga a cabeça de São João Batista, relíquia adquirida em decorrência da Quarta Cruzada.


VALE DO LOIRE

FRANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado