Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BELFAST - IRLANDA DO NORTE



BELFAST CASTLE

Chegamos a Belfast, por volta das 15:30 horas, fomos até o hotel e após de carro rumamos direto para o Titanic Belfast , dica de dois motoqueiros Irlandeses que cruzaram duas vezes o nosso caminho. Como já estava no nosso roteiro, chegamos ao Museu e por minha surpresa, quando fomos comprar os tickets, o atendente, após saber que éramos brasileiros, pediu se eu falava espanhol, pois ele havia morado dois anos em Mallorca e estava havido para conversar com alguém. Imediatamente comecei a responder todas as perguntas sobre o Brasil, pois a curiosidade dele era grande.  Em síntese o preço do ingresso era de 22 libras por pessoa, ele nos fez por 11 libras cada e ainda nos deu o áudio fone.

Titanic Belfast

Trata-se de uma atração imperdível, que conta as histórias do malfadado RMS Titanic , que afundou em sua viagem inaugural em 1912, e seus navios irmãos RMS Olímpicos e HMHS Britannic . O edifício contém uma área de mais de  12.000 metros quadrados, a maioria dos quais é ocupado por uma série de galerias, além de função privada.


No seu interior se faz uma pequena viagem, tipo estar em uma roda gigante que lentamente, em movimentos circular, mostra uma simulação da construção do navio, com os sons característicos de um estaleiro. Têm vídeos, imagens do navio no fundo do mar e um manancial de informações sobre a tragédia que matou mais de 1.500 pessoas.



Acordamos cedo pegamos o carro e rumamos o Castle Belfast, a 10 km do hotel. Vale a pena uma visita, hoje é usado para eventos e contêm um restaurante, cafeterias, lojas de suvenires e um amplo pátio de estacionamento free, minha palavra preferida. Após rumamos para o centro e tivemos algumas dificuldades para chegar até a garagem que deixaríamos o carro.
City Hall 


Havia um aparato policial fora do comum, estacionamos perlo da City Hall e perguntamos a duas policiais o que estava acontecendo. A resposta foi imediata, a Rainha Elisabeth, está visitando a cidade e vai agora chegar ao City Hall. Fomos premiados, estávamos a 50 metros do local, mas infelizmente só consegui uma foto de muito longe e nada mais. Restou apenas olhar pela TV. O povo aqui teve um comportamento bem diferente do que o nosso, por ocasião da abertura da copa, o que demonstra o respeito e o amor que nutrem pelos seus governantes.

Rainha Elizabeth



Belfast é uma cidade do Reino Unido. É a maior cidade e capital da Irlanda do Norte e da província do Ulster, sendo a segunda maior cidade na ilha atrás apenas de Dublin.
Enquanto a população dentro dos limites da cidade é de cerca de 300.000, cerca de 800.000 pessoas vivem na área da Grande Belfast. Situa-se próxima à foz do rio Lagan e é flanqueada por trechos de montanha nos dois lados.


O nome Belfast tem origem no irlandês Béal Feirste, ou 'boca do carretel, o nome do rio onde a cidade se ergueu. O rio Farset foi tomado pelo rio Lagan, por este ser um rio mais importante. O Farset encontra-se agora canalizado debaixo da rua High Bridge Street.





Quem não lembra ou leu sobre The Irish Republican Army o Exército Republicano Irlandês (IRA), uma organização criada em 25 de novembro de 1913, que foi o palco da Revolta de Páscoa, em abril de 1916. Aqui ainda se vive e respira este movimento. 





Em 2012 as lideranças locais decidiram, incentivados pelos católicos, também chamados de nacionalistas, não mais hastear a bandeira Inglesa todos os dias, mas somente em datas comemorativas o que causa um grande mal-estar aos protestantes, que se orgulham de pertencer ao Reino Unido. Como já divulgado na mídia haverá um plebiscito, para apurar a vontade da população em separar, ou não, a Irlanda do Norte do Reino Unido.
Belfast testemunhou o pior dos conflitos na Irlanda do Norte. O Acordo da Sexta-feira da Paixão encorajou a reconstrução da cidade em larga escala, tais como a Victoria Square, o Titanic Quarter e Laganside incluindo o novo complexo Odyssey e o ponto de referência Waterfront Hall

Belfast é, pelos padrões europeus, uma cidade relativamente dependente de carro, com uma extensa rede de estradas, incluindo uma via com 10 faixas M2 motorway e acabamos fazendo uma boa quilometragem dentro da cidade.


Clock Tower


A cidade possui dois aeroportos: o George Best Belfast City Airport perto do Belfast Lough e o Belfast International Airport perto do Lago Neagh. O aeroporto internacional oferece voos domésticos, europeus e transatlânticos. O aeroporto da cidade que é muito próximo ao centro, oferece voos domésticos e para algumas cidades da Europa.



Uma grande parte do centro da cidade é agora usada somente por pedestre. Queen's University of Belfast é a principal universidade de Belfast. A University of Ulster também possui um campus na cidade, concentrando-se em belas-artes e design.
Visitamos um PUB chamado Crown Bar, de 1826, considerado um símbolo da cidade e que serve uma Guinness gostosíssima.
Crown Bar

Clock Tower

Em frente encontra-se O Grand Opera House  e na sequência a Ulster Hall, Movie House, Royal Courts of Justice, Clock Tower, Cathedral Quarter, St. Anne Cathedral, Belfast Barge, Belfast Waterfront, Victória Square, Lagan River e o St. George’s Market, visitado hoje pela Rainha Elizabeth.
Para quem viaja de carro, Belfast é uma boa pedida.
Fonte: Wikipédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceito sugestões e críticas construtivas. Obrigado